domingo, 8 de julho de 2007

As Dez Leis dos Limites

"Limites" é o que define quem sou e onde começa e onde termina minha responsabilidade e liberdade.

1. A Lei do semear e ceifar. Ceifamos o que semearmos.
2. A Lei da responsabilidade. Você é responsável por si mesmo e eu sou responsável por mim.
3. A Lei do poder. Posso influenciar os outros, mas não posso mudá-los. Só posso mudar a mim mesmo.
4. A Lei do respeito. Na medida em que respeito os limites dos outros e aprecio a sua liberdade, posso esperar que eles também me respeitem.
5. A Lei da motivação. Agir pelo amor, gratidão e afeto, não pelo medo, obrigação, culpa ou pela necessidade de agradar aos outros.
6. A Lei da avaliação. Antes de impor um limite, avaliar as consequências e, se for o caso, aceitar a dor resultante das escolhas.
7. A Lei da proatividade. Exercer direitos, não exigir direitos. Amar ao invés de reagir.
8. A Lei da inveja. A inveja visa nos outros o que está além de meus limites. Esse tempo e essa energia deveriam ser usados para assumir a responsabilidade por minha carência e para fazer algo a respeito.
9. A Lei da atividade. Tomar iniciativa e avançar! Deus não aceita a passividade.
10. A Lei da exposição. Nossos limites precisam estar visíveis e devem ser comunicados àqueles com quem nos relacionamos.

Fonte: Guia Prático Limites - Débora Kornfield

Nenhum comentário: